23/02/13

As perguntas da nossa vida

A vida é feita de perguntas. São elas que nos levam a procurar as respostas. É assim em qualquer esfera da nossa vida.
Onde? Quando? Como? Quem? Porquê?
Nem todos contemos todas as perguntas dentro de nós. Mas há pelo uma que nos é fundamental, em cada momento da nossa História. Onde estou? Quando me perdi? Como conseguirei avançar? Quem sou e quem tenho à minha volta? Porque sou o que sou?
A vida de hoje não nos deixa tempo nem espaço para nos questionarmos, muito menos para buscarmos as respostas que precisamos para avançar. Tudo parecer reduzir-se a um Quanto sem significado algum. Quanto tempo vivemos. Quanto temos. Quanto temos que pagar. Quanto trabalhamos. Quanto ganhamos. Quantos dependentes temos. Quantos anos temos e quanto medimos ou pesamos.
Não creio que a Vida seja sobre o Quanto, sobretudo se nenhuma outra pergunta existir na nossa vida. Não existe um Quanto enquanto não soubermos Onde nos situamos, Como vivemos, com Quem nos Cruzamos e o Porquê de existirmos. Somos personagens de uma História. Da nossa História. E quem escreve uma História sabe que tem que caracterizar as suas personagens, antes de as pôr em acção. Tem de saber quem elas são e o que buscam. Na nossa História individual, que cada um de nós escreve à sua maneira, o mesmo se passa. Como poderemos saber para onde devemos ir, se não sabemos quem somos nem o que nos move?



Sem comentários:

Enviar um comentário