14/04/14

O Livro da Tua Vida

No dia em que o meu filho mais velho, na altura com 4 anos, me perguntou se a Humanidade iria extinguir-se como os dinossauro, percebi que nunca mais olharia o mundo com os mesmos olhos. Como fora possível que, na azáfama e nas distrações da vida, me esquecera dos meus sonhos de criança para mudar o mundo? E não eram os meus sonhos, agora, mais do que nunca, necessários? Não estava efetivamente o mundo virado de pernas para o ar, a tantos níveis? Não caminhava efetivamente a Humanidade para a extinção? Como podia eu demitir-me da responsabilidade de o mudar?
Nos últimos 6 anos tenho andado em busca de mim mesma, nas mudanças que tenho feito e nas palavras que tenho escrito. Percebi que não podia mudar o mundo se não me mudasse primeiro. Que há muitas formas de mudar o mundo, nos mais pequenos gestos que fazemos. Percebi que nunca agradaremos a todos e que tantas vezes, mesmo com as melhores das intenções, erramos. Mas percebi tanto que é urgente tentarmos e não desistirmos, por mais impotentes que nos sintamos.
Numa noite de insónias, há uns meses, surgiu-me a ideia de escrever um livro diferente de todos os outros. Um livro onde partilhasse as ferramentas de que me tenho valido, nesta minha mudança, e que são as ferramentas que uso no meu trabalho (escrita criativa), aplicadas à nossa própria vida. Assim nasceu O Livro da Tua Vida, que vai ser lançado amanhã, e que contará com as histórias inspiradoras do Fernando Alvim, da Marta Sofia Guerreiro, da Cristina Baptista, da Marta Rebelo, da Andresa Salgueiro, do Joao Mendes Reis, da Sara Silva e do Manuel Guerra.
Se as minhas ferramentas vão servir o meu propósito e ajudar quem as quiser usar na sua mudança pessoal (primeira etapa de uma mudança maior), não faço a menor ideia. Mas quero muito, amanhã, dar um beijo de boa noite aos meus filhos e deitar-me com a ideia de que, por eles e por mim (por todos nós!), tentei e continuarei a tentar.
A quem quiser e puder aparecer... até amanhã!

Sem comentários:

Enviar um comentário