13/09/14

Sentido é Êxtase

Mesmo na fase mais niilista da minha vida, quando procurava aceitar que os dias não fossem mais do que pequenos troços de um caminho sem sentido, não me revia na visão de Kafka sobre a sua experiência de ser. Não, não me sentia verdadeiramente eu quando estava insuportavelmente infeliz. Muito pelo contrário, era eu e verdadeiramente eu nos momentos de êxtase, de entrega completa, de arrebatamento por tudo quanto existe, de rendição absoluta ao milagre da vida. Era a fugacidade do êxtase o que me deixava vazia. Era a banalidade imposta o que me roubava o sentido. Por isso vivia na ânsia da experiência. Na busca permanente do novo. Procurava escapar à queda no niilismo correndo permanentemente para a ação. Não era vida. Era fuga. Parecia sentido. Mas era apenas uma forma de não pensar sobre ele.
Até que um dia, por razões que desconheço (talvez só porque a idade o tenha imposto) o meu corpo pediu-me que parasse. Estava cansado de me ver correr. Na fuga do niilismo, tornara-me não mais do que uma niilista ativa. Era tempo de perceber o que havia para além da ação. Para além da ausência absoluta de sentido.
O meu corpo arrastou-se então à varanda. Mostrou-me as estrelas que nunca tinha tempo para ver e que tinham afinal algo para me dizer. As árvores com os ramos balouçantes que nunca tinha tempo para escutar, e que queriam afinal revelar-me todas as verdades do mundo. Os pássaros a rasgar os céus. As flores coloridas que me beijavam os pés. A paz do silêncio. O êxtase da inação. Aquilo que me arrebatava o peito e me gerava sentido em todos os poros do meu corpo, estivera sempre ali, à minha frente. À minha volta, fora e dentro de mim, numa comunhão perfeita que era toda a razão do meu ser. De todos os seres.
Aquele era o verdadeiro êxtase da vida. Sentido todos os dias, a todo o momento, sempre que os meus olhos o quisessem observar e o meu coração o quisesse sentir. Sempre que me deixasse abraçar pela vida e levasse este abraço a todos aqueles e a tudo aquilo que comigo a partilham.
E hoje sinto-me insuportavelmente... feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário