08/10/14

Carta de uma Célula

Querido ser,

Quem te fala é talvez a parte mais ínfima de ti, aquela que, de tão minúscula, tantas vezes esqueces, preocupado que estás com tudo aquilo que existe fora de ti. Mas eu sou tu e tu és eu. Desde o princípio de tudo, quando o nada deu lugar à matéria, e esse tudo se foi desfiando, como um gigantesco novelo de lã.
Memória desse tempo não tenho. Sou como tu: de tanto ter nascido e morrido, esqueço-me daquilo que aqui me trouxe. E nasço sempre como se fosse a primeira vez. Fundo-me, multiplico-me, estico, cresço, vivo e morro. Tu não pensas em mim como eu não penso em ti. Simplesmente deixo-me acontecer.
Mas hoje, querido ser, porque te lembraste de mim, eu lembrei-me de ti e lembrei-me de tudo. Porque há sempre um momento, no nosso percurso, em que precisamos de recordar o que somos e porque fazemos o que fazemos, vida após vida. É nesse singelo momento que tomamos consciência de tudo, do que já fomos, do que somos e do que temos para ser. Percebemos que somos insignificantes para o Todo, mas que essa insignificância é absolutamente significativa, para cada um de nós.
Hoje, quando olhaste para mim, eu estava a brincar com as minhas irmãs, com a alegria e a inocência que tu também tens dentro de ti (não te esqueças que tu és eu e eu sou tu). Rodopiámos umas com as outras, abraçámo-nos, mergulhámos e viemos ao de cima. Ouvias as nossas gargalhadas? As nossas gargalhadas são as tuas. Nós gargalhamos dentro de ti quando tu estás bem, repousado, feliz, em sintonia com o melhor de ti mesmo e o melhor de tudo aquilo que existe à tua volta.
Mas tu nem sempre és assim, lembras-te? Não te culpes, não fiques triste. Toma apenas consciência daquilo que és e daquilo que fazes. Sabes que sempre que te agrides, com palavras e ações, nós sofremos contigo. Imagina que estás serenamente a dar um mergulho na praia e de repente a terra à tua volta começa a agitar-se. Não sabes por que razão decidiu a Terra tremer, não sabes o que fazer, não sabes como pará-lo. E as águas onde te moves começam também a agitar-se violentamente. És arrastado por ondas gigantes e, à tua volta, assistes à morte e à destruição de tudo o que podia ser belo e harmonioso. Revoltas-te e perguntas porquê. Mas não há forma de voltar atrás. Apenas podes reconstruir-te nessas perdas, viveres tudo de novo, procurares outra vez a beleza e a harmonia que perdeste.
Assim vivo eu e as minhas irmãs dentro de ti. Na paz de tudo o que existe, até que decides agitar-te, provocar um terramoto ou deixar-te afetar por ele. É certo que às vezes não terás como evitá-lo. Às vezes estás apenas a ser vítima dos terramotos dos outros. Mas preciso que entendas que, sempre que te agitas, nós sofremos as consequências disso. A beleza e a harmonia de tudo aquilo que vivemos dentro de ti é quebrada. À minha volta, assisto à nossa destruição, que é também a tua destruição. Vejo as minhas irmãs a adoecerem e a morrerem, perguntando-se porquê. E eu pergunto-me porquê também. Por que tantas vezes te tentas destruir por dentro, com aquilo que comes, aquilo que consomes, a forma como vives, a forma como lidas com os outros, como geres os teus sentimentos e lidas com as tuas ações e as dos outros também.
Nós somos a tua vida, nós queremos dar-te vida, querido ser, mas quando nos destróis, é possível que não te consigamos salvar. E nós tentamos – como tentamos! Como uma guerra, dizemos umas às outras que temos de lutar por ti. Unimo-nos, esforçamo-nos. Mas sabes que às vezes as guerras cansam e o entusiasmo esmorece. Às vezes as minhas irmãs perdem as forças e desistem de lutar. Desertam. Ou simplesmente deixam-se morrer, e a morte alastra-se como uma praga. Deixamos de ter forma de lutar e morremos todas contigo.
Outras vezes, cansadas de lutar, algumas das minhas irmãs revoltam-se. Fazem de tudo para te chamar a atenção. Atacam-te aqui e ali, manifestam-se, provocam-te dor e sofrimento. Gritam-te que pares, mas tu nem sempre consegues entender. Não paras para nos ouvir. Queixas-te ao mundo do que se passa dentro de ti, quando nós suplicamos, cá dentro, que nos ajudes a salvar-te. Que mudes o que tens de mudar, para continuarmos a ser o que sempre fomos, o que tanto podemos vir a ser.
Claro que um dia morrerás e nós morreremos contigo. Existimos para isso mesmo, para nos renovarmos a cada dia, em cada vida. Mas nós trabalhamos com alegria para que tu possas experimentar todas as alegrias da existência. Para que tu possas rir, brincar a abraçar o mundo como nós te abraçamos, dentro de ti. Não podemos evitar a morte, a tua e a nossa contigo. Mas podemos dar sentido a cada dia da nossa existência. Usufruindo em pleno dessa grande alegria que é viver cada momento.
Por isso te peço, querido ser, cuida de nós o melhor que puderes, para que nós te possamos ajudar a seres quem tu podes ser. Escuta-nos, dialoga connosco e protege-nos das agressões que puderes, para que nós possamos também proteger-te daquelas que não puderes evitar.

A sempre tua,
Célula

Sem comentários:

Enviar um comentário