08/01/15

Je suis Charlie

É realmente tempo de sair à rua. Parar. Pensar. Olharmo-nos uns aos outros e tentarmos perceber como é possível termos chegado até aqui. Ou nunca termos conseguido libertar o Homem da intolerância, da violência, da barbárie injustificada.
É tempo de sermos e nos sentirmos Humanidade. Não a Maria e o Manel que amanhã vai trabalhar de manhã à noite, indiferente ao que se passa em tantos cantos do mundo onde se morre à fome e à sede, onde se é raptado, violado, torturado, e morto pela mais injustificáveis razões, num mundo que não parece ser o nosso, mas que tantas vezes está na nossa própria esquina. Esse mundo existe e é o nosso. Esses Homens existem e somos todos nós. Uma mesma espécie que precisa de se repensar, de criar novos modelos de sociedade, novas formas de interação, um novo espírito de solidariedade e respeito globais.
Hoje é dia de parar para pensar. Na rua ou nas nossas casas. Nas vítimas de hoje (RIP) e nas vítimas que amanhã existirão em qualquer outra parte do mundo ou esquina do nosso bairro. Gritar dentro de nós um "Basta!". Amanhã será um novo dia e é da nossa responsabilidade (da responsabilidade de cada um de nós, sim) fazer o que estiver ao nosso alcance para transformar este mundo num lugar melhor.
Foto: É realmente tempo de sair à rua. Parar. Pensar. Olharmo-nos uns aos outros e tentarmos perceber como é possível termos chegado até aqui. Ou nunca termos conseguido libertar o Homem da intolerância, da violência, da barbárie injustificada. É tempo de sermos e nos sentirmos Humanidade. Não a Maria e o Manel que amanhã vai trabalhar de manhã à noite, indiferente ao que se passa em tantos cantos do mundo onde se morre à fome e à sede, onde se é raptado, violado, torturado, e morto pela mais injustificáveis razões, num mundo que não parece ser o nosso, mas que tantas vezes está na nossa própria esquina. Esse mundo existe e é o nosso. Esses Homens existem e somos todos nós. Uma mesma espécie que precisa de se repensar, de criar novos modelos de sociedade, novas formas de interação, um novo espírito de solidariedade e respeito globais. Hoje é dia de parar para pensar. Na rua ou nas nossas casas. Nas vítimas de hoje (RIP) e nas vítimas que amanhã existirão em qualquer outra parte do mundo ou esquina do nosso bairro. Gritar dentro de nós um "Basta!". Amanhã será um novo dia e é da nossa responsabilidade (da responsabilidade de cada um de nós, sim) fazer o que estiver ao nosso alcance para transformar este mundo num lugar melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário