20/03/13

Incerteza ou Ilusão?

Talvez uma sustentável ilusão seja preferível a uma angustiante incerteza...
Valorizo desde há muito o cepticismo, como forma de libertação da crença, mas hoje encaro a crença e não sei, na verdade, se haverá algo para além dela. Será ela assim tão nefasta? Sim, se envolta em preconceito. Não, se livre para voar sobre tudo aquilo que fizer sentido, em cada momento da nossa vida. E o que é o mundo, afinal, se não a nossa crença numa ilusão? Não será essa a única certeza que temos, a de que acreditamos em alguma coisa, por mais incerta que ela seja?
Temo há muito a certeza, por receio de a ver desfazer-se por um qualquer ataque, por um qualquer tremor e, com ela, eu tremer também. Eu me desfazer, com tudo o que construir em cima dela. Mas sem uma certeza, o que somos nós? O que sou eu? Sem uma certeza, nunca serei uma certeza para ninguém. Sem uma certeza, nunca serei uma certeza para mim própria.
Hoje, talvez só porque o sol brilhou e tocou a música certa no rádio do meu carro, decidi que seria uma certeza. Talvez venha a ser muitas certezas diferentes, muitas vezes, ao longo dos dias que me restarem. Talvez venha a pular de certeza em certeza, todos os dias. Mas, de certeza em certeza, serei sempre uma certeza qualquer, em vez de uma dúvida permanente, uma incerteza constante. E, se um dia essa certeza me fizer tremer e me desfizer, como nos meus piores pesadelos, que o faça na certeza de que fui aquilo em que um dia, por alguma razão, acreditei.

1 comentário:

  1. E eu, a ler este texto magnifico, decidi que hoje também seria uma certeza!

    ResponderEliminar