01/07/13

A crítica de Ferrão Katzenstein

"'A amante do Rei' é um processo sobre o destino de uma mulher. São as aventuras e desventuras de uma amante do Rei de Portugal, que se vê tolhida numa floresta de armadilhas, entre o clero submisso e a nobreza hipócrita do seu tempo, e que foi apanhada nas mãos do destino que parece tê-la escolhido mais do que ela a escolheu a ele.
Dona Tereza de Távora mantém sempre no seu discurso a vantagem da ousadia, que lhe permite se livrar da culpa antiga, até que o casulo de ferro se vai fechando por completo e ela perdura prisioneira dos interesses duma sociedade enganosa e desapiedada. (...)
O nosso sentimento e imaginação vão sendo conduzidos através da obra, sabor após sabor, elevando-se por ligeiras mudanças. Nos contrastes (mas também nas premonições e nas ressonâncias) entre mais escuro e mais claro, mais rápido e mais lento, mais simples e mais sofisticado, havendo sempre um equilíbrio, mas nem sempre uma simetria demasiado perfeita, para que a obra no seu todo seja sentida como inevitável e verosímil."
Ferrão Katzenstein

O meu profundo obrigada pelo tempo que dedicou ao meu livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário