03/06/14

A História da Humanidade

Era uma vez um grupo de Homens que vivia rodeado por um muro alto. Geração após geração, era circunscritos àquele espaço que os Homens cresciam, davam vida e morriam, sem nunca se questionarem porque existiria ali um muro, muito menos o que haveria do outro lado.
Até que os Homens se multiplicaram, o espaço começou a escassear, o alimento a faltar, e os Homens começaram a lutar entre si pela própria sobrevivência.

- Vamos deitar o muro abaixo.

Todos olharam com descrença para o Homem que falava. Nunca ninguém tinha pensado derrubar um muro que sempre ali tinha existido, mas a NECESSIDADE obrigava a que se pensasse numa SOLUÇÃO.

Chamaram então o homem mais forte da comunidade para que ele deitasse o muro abaixo. Mas, por mais que ele se esforçasse, o muro não cedia.

- Só conseguimos deitar o muro abaixo se nos unirmos.

UNIDOS, os homens empurraram o muro e conseguiram que ele cedesse. Era todo um mundo novo que se desvendava do lado de fora do seu muro. Mas era todo um mundo novo limitado agora por escarpa alta e aparentemente impossível de transpor.
A princípio, essa escarpa não interferia no dia-a-dia de quem desfrutava do espaço que conquistara. Mas os Homens voltaram a multiplicar-se e a porção de Terra voltou a não chegar para as suas necessidades.

- Vamos deitar a montanha abaixo!

Unidos, os Homens começaram a empurrar a escarpa, como haviam feito as gerações anteriores com o muro que os cercara, mas a escarpa não cedia. Todos os Homens foram mobilizados para a tarefa, mas a montanha permanecia imóvel. Até que um dos Homens, CANSADO de um esforço sem resultados, resolveu afastar-se e começar a pensar.

- E se, em vez de deitarmos a montanha abaixo, a treparmos?

Chamaram-no de louco. Disseram-lhe que deveria pensar menos e trabalhar mais, mas o Homem não desistiu e começou a tentar trepar a escarpa sozinho. Sem sucesso. Aplicou todos os seus esforços na tarefa, mas sem resultados. Pensou desistir, mas alguns Homens que o observaram, também cansados de empurrarem a escarpa sem resultados, resolveram oferecer-lhe ajuda.

- E se construíssemos uma escada?

Eram poucos, mas a escada foi ganhando forma. E outros Homens se foram juntando aos primeiros, começando a perceber que a ideia louca podia, afinal, ser até uma boa solução. E foi assim que, quando a escada ficou pronta e os primeiros homens começaram a galgar a escarpa e a perceber que no topo existia um planato frondoso, todos aqueles que os haviam chamado de loucos deixaram também de empurrar a montanha e subiram as escadas da escarpa. A montanha que antes fora intransponível, era agora um mero obstáculo no caminho.

Mas o topo da montanha, mais cedo ou mais tarde, haverá de ser pouco para uma Humanidade com tantas necessidades. Para lá do frondoso planalto, não existe agora um muro nem uma escarpa. Mas existe um abismo. Um fosso grande que não poderá ser deitado abaixo nem poderá ser trepado, mas que os Homens vão querer transpor quando surgir a NECESSIDADE (PRECISAMOS) e/ou o CANSAÇO (NÃO CONSEGUIMOS MAIS). E quando, deles, surgir o QUESTIONAMENTO (TALVEZ NÃO TENHA DE SER ASSIM) e consequentemente a IDEIA (VAMOS FAZER DIFERENTE). Haverá DESCRENÇA e JULGAMENTO. Mas enquanto houver UNIÃO, os obstáculos serão transpostos e conduzirão sempre a um lugar melhor.

- Vamos saltar o abismo?
- Talvez possamos aprender a voar...


É esta a História da Humanidade, de obstáculo em obstáculo.

1º DA NECESSIDADE E/OU CANSAÇO nasce a IDEIA
2º A IDEIA gera DESCRENÇA
3º Quando surge UNIÃO encontra-se a SOLUÇÃO

São muitos os obstáculos que hoje nos são colocados, e tendemos a ficar-nos pelo cansaço. Pelo sofrimento perante a necessidade. Mas é quando pararmos para nos questionarmos e perguntarmos a nós mesmos o que poderemos fazer de diferente para modificar aquilo que já não nos serve, que a ideia surgirá. Não importa se formos julgados. Importa que, das ideias que tivermos, nasça uma solução, e que ela, mais cedo ou mais tarde, seja aplicada com espírito de união.

Sem comentários:

Enviar um comentário