03/07/14

De um Desassossego só...

Cruzei-me com o Livro do Desassossego no primeiro ano de faculdade. Não sei como me terá ele escapado tanto tempo, mas talvez o momento seja sempre o certo.
Abri-o num autocarro vindo da Graça, li uma frase ao acaso e fechei-o. Aquela só frase chegar-me-ia para o dia inteiro. E foi assim durante as semanas que se seguiram. Uma frase por dia, uma página no máximo, e tudo o que se lhe seguiria seria comigo e com o meu próprio desassossego, nos meus cadernos por escrever, na minha vida por viver.

Passei ontem na livraria do Desassossego, no Chiado, e conheci o homem que sonhou criar um espaço para um só livro. Fê-lo primeiro em Oslo, agora na cidade do poeta que o escreveu. É um espaço sossessago de um desassossego só. E sentimo-nos por isso mesmo desassossegar sossegadamente. E isso é bom.

Obrigada, Livraria do Desassossego. Obrigada, Christian Kjelstrup.
Até sempre, Fernando Pessoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário