30/09/13

Da experiência do amor

Da experiência do amor


Haverá um amor maior do que o amor de todos os dias?
Um amor maior do que o amor por todos? Maior do que um amor por todas as coisas?
Um amor que não se mede pelos dias e pelas horas, ligado a alguém ou coisa nenhuma?
Um amor que não é daqui, não é de nós, não é de nada que se veja nem nada que se sinta?
Um amor que não suportamos sequer no peito, porque não foi feito para caber em nós, mas para estar em todo o lado, em todas as coisas, em tudo o que existe.
Não podemos agarrá-lo, comprimi-lo ou arrumá-lo. Apenas entregarmo-nos a ele, diluirmo-nos nele esquecendo totalmente quem fomos, quem somos ou quem poderemos ser, porque nada de nós interessa. Nem quem somos nem o que andamos aqui a fazer, porque a experiência do amor é unicamente existir por existir. O amor pelo amor.

Não fomos feitos para amar assim. Fomos feitos para ser quem podemos ser e fazermos o melhor que podemos fazer (embora tantas vezes sejamos e façamos outra coisa qualquer). Mas uma ou outra vez, durante a vida, poderemos ter a sorte de contemplar esse amor maior que nos arrasa. Que nos tira toda a importância, porque ser o que podemos ser e fazer o melhor que podemos fazer é não mais do que buscar este amor. Quando eles nos envolve, já somos tudo o que podemos ser, sem precisar de mais nada fazer. Somos amor em estado puro, na sua condição maior.

E onde está esse amor? Como podemos senti-lo mais vezes? Encontrá-lo, sempre que nos perdemos? Preenchermo-nos dele, sempre que nos sentimos vazios?
A resposta não é clara, porque o caminho até ele é individual e está em cada um de nós.
Posso correr hoje à chuva e deixar-me envolver pelo amor, ou descobri-lo num abraço profundo de alguém que se cruzou connosco na rua. Podemos descobri-lo no topo de uma montanha ou no fundo do mar. Rodeados de gente ou na mais completa solidão.
A fórmula não existe.
Mas envolvermo-nos deste amor maior é tudo aquilo que pode dar sentido à nossa busca. É tudo aquilo que, transcendendo-nos, pode dar sentido ao que é visível e certeza a tudo o que podemos ser e fazer.

2 comentários: