21/03/14

Olhar diferente

É através do olhar que o mundo avança. Um olhar diferente, sob outra perspetiva que nunca se teve, capaz de pôr em causa todos os outros olhares do mundo, presos a uma ideia de um olhar que não via tudo. Porque nunca se vê tudo. Mas é nossa obrigação ver sempre mais um pouco, sempre um pouco mais além. E é quando se gira, enquadra, rodeia, vira de cabeça para baixo, que os olhos vêem mais fundo e mais longe. Houve nesse momento uma qualquer criatividade que se apoderou do olhar, mas a criatividade de nada vale se não se aliar à coragem da diferença, indiferente à troça de quem não acredita que se possa olhar assim. Que não se dá sequer ao trabalho de tentar, até que todos experimentem olhar também dessa forma, e ela se banalize como todos os outros olhares.
É no olhar que tudo muda. Num simples olhar, que é a porta entre o que temos dentro de nós e o mundo exterior. No olhar não recebemos apenas de fora para dentro, empurramo-nos de dentro para fora sempre que arriscamos olhar diferente. É essa a grande diferença entre quem vive a vida a receber o que lhe é dado ver, e quem entende que receber é só metade do processo, e que será tanto mais aquilo que se recebe quanto mais formos capazes de dar, em cada olhar diferente.
Abramos então os nossos olhos, por favor. Escancaremo-los à vida, antes que a vida tome conta de nós e nos cegue de todos os excessos que procuram roubar-nos o olhar. Porque o mundo precisa, mais do que nunca, de quem ouse olhar diferente...

1 comentário:

  1. Olhar sempre de forma diferente requer um esforço maior e a preguiça e o comodismo são as melhores amigas das ideias pre-concebidas.
    Fico sempre muito feliz quando percebo que o meu filho com 3 anos não sabe nem sentiu provavelmente o que significa o "preconceito". Este post é inspirador pois clarifica a estratégia necessária pelo uso de um dos nossos valiosos sentidos: o olhar, mesmo que não seja possível com os olhos, pode sempre ser possível com o coração.
    Obrigada pelo apelo.

    Vanessa Rodrigues

    ResponderEliminar